Três alimentos que aceleram o envelhecimento.

Três alimentos que aceleram o envelhecimento.

Você come alimentos prejudiciais que envelhecem seu corpo mais rápido todo dia? Eles são comercializados de forma equivocada como “saudáveis” por grandes empresas, com interesses puramente comerciais. Evite ou reduza estas comidas e baixe a sua idade biológica: fique até uma década mais jovem do que sua idade cronológica. Devido a reações bioquímicas que ocorrem em seu corpo com cada tipo de comida que você ingere diariamente, alguns alimentos envelhecem você mais rápido, enquanto outros alimentos ajudam na luta contra o envelhecimento biológico. Comer os alimentos errados regularmente, ano após ano, pode fazer você se sentir bem mais velho do que sua idade real. Comer os alimentos certos contribui para a saúde, longevidade e bem-estar.

Alimento número 1 que envelhece você mais rápido: trigo e derivados

Não importa se é refinado ou integral. Considerado um alimento saudável, o trigo acelera o processo de envelhecimento no seu corpo. Existe muito marketing em campanhas que querem que você acredite que o trigo é bom para você, mas não é bem assim. O fato é que este cereal contém um tipo especial de carboidrato chamado amilopectina-A, que quando ingerido faz um pico de glicemia maior do que o açúcar branco puro. Como foi dito acima, quanto mais altos os níveis de glicemia média ao longo do tempo, mais AGEs (caramelização) formam-se dentro do seu corpo, o que faz você envelhecer mais rápido. Além disso, o trigo contem glúten e você provavelmente já ouviu falar sobre os efeitos prejudiciais desta proteína no corpo e na saúde – o glúten causa inflamação. E se você gosta do pão bem torradinho, abra o olho, pois o calor excessivo produz substâncias químicas cancerígenas chamadas acrilamidas que se formam na porção queimada de pães, torradas, bolos, etc. As acrilamidas são oxidantes e contribuem para o envelhecimento acelerado.

Alimento número 2 que envelhece você mais rápido: açúcar, doces e refrigerantes.

O açúcar faz parte integrante do processo de caramelização das proteínas do corpo. Há uma relação direta entre o envelhecimento e os níveis de glicemia média e picos de açúcar no sangue ao longo do tempo. Isto aumenta os produtos de glicação avançada que aceleram a idade biológica de seu corpo.

O excesso de açúcar também causa obesidade e o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Em vez de açúcar, procure usar um adoçante natural como “Stévia” no café, no chá e no preparo de receitas. Dê preferência a uma fruta fresca ou escolha comer dois pedacinhos de chocolate amargo (riquíssimo em polifenóis antioxidantes). Procure reduzir a sua necessidade de doce, eduque seu paladar diminuindo gradativamente o açúcar no seu café, chá e suco.

Alimento número 3 que envelhece você mais rápido.

Óleos vegetais, como canola, soja, milho, etc. Os óleos vegetais ascenderam pelo mesmo caminho em que a manteiga despencou. Diversas empresas gigantes marquetearam estes óleos e a margarina como “saudáveis”, ao mesmo tempo em que demonizaram a manteiga e outras gorduras saturadas, como os óleos de coco e dendê, e o abacate. Neste mesmo período houve um grande aumento na ocorrência de doenças cardiovasculares. Vamos voltar à bioquímica para entender como estes óleos altamente processados reagem dentro do seu corpo.

Em primeiro lugar, é bom saber que o óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho ou óleo vegetal passa por um processo de refino sob altas temperaturas e pelo uso de solventes químicos, como o hexano. Isso nos deixa com um óleo onde as gorduras insaturadas (ômegas 3, 6 e 9) sofreram várias oxidações e, portanto, este óleo fica muito inflamatório quando entra no seu corpo, produzindo radicais livres, danificando as membranas celulares, reduzindo significativamente a metilação, contribuindo para o rápido envelhecimento e muitos outros problemas de saúde. Outra questão importante é que os óleos vegetais contêm grande quantidade de ácidos graxos ômega-6, o que provoca um desequilíbrio na relação ômega-3/ômega-6 no corpo, que também leva à inflamação, submetilação e oxidação. Se você quiser evitar os efeitos prejudiciais dos óleos vegetais, corte-os de sua alimentação e opte por óleos e gorduras verdadeiramente saudáveis, como o azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de coco, óleo de palma ou dendê, e manteiga.

 

Marcela Rocha- Nutricionista  Ortomolecular

- Graduada em Fisioterapia – Universidade Estácio de Sá - Especialista em Drenagem Linfática Manual - Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional, e Cosmetologia. - Diretora do Instituto de Estética e Fisioterapia Aplicada - Formação em Estética Ortomolecular - Formação em Método Leduc – RJ - Formação em Método Vodder Argentina - Coordenadora em cursos de: Rejuvenescimento Facial; Decapagem Biológica; Peeling Facial, Corporais e Capilar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

People Who Like Thisx

Loading...