Arma Contra o Câncer de Próstata e Mama

Tratamento bloqueia crescimento de tumores que dependem de hormônios para se desenvolver. Em alguns casos, técnica pode substituir quimioterapia. 

O tratamento contra o câncer sempre foi sinônimo de cirurgia, radioterapia e quimioterapia para os pacientes. Mas, no mês passado, durante o 39º Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), em Chicago, médicos de todo o mundo chamaram a atenção para os benefícios de uma outra eficaz arma contra a doença: a hormonoterapia. 

Apesar de pouco divulgado, o tratamento é empregado desde a década de 70, quando surgiu a primeira droga capaz de impedir o crescimento do tumor a partir da manipulação de hormônios. “Muitos tipos de câncer dependem de hormônios para se desenvolver, principalmente os de mama e de próstata”, diz o pesquisador John Pippen, do Comitê de Desenvolvimento da Asco. 

A hormonoterapia procura impedir a produção e ação dos hormônios que alimentam o tumor. O tratamento é indicado quando os tumores possuem receptores hormonais. “Cerca de 60% dos casos de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa têm receptores de estrogênio”, afirma o mastologista Ivo Carelli Filho, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. No câncer de próstata, os tumores apresentam receptores para a testosterona. 

A terapia hormonal geralmente é usada após a cirurgia de retirada do câncer. Em muitos casos, o tratamento pode evitar o uso da quimioterapia. “Tumores com receptores positivos são menos agressivos”, comenta o oncologista Sérgio Simon, do Hospital Albert Einstein, na Capital. O especialista participou no final do lançamento no Brasil do Fulvestranto, droga da AstraZeneca, indicada para esse tipo de paciente, mas previamente tratada com outra terapia hormonal. O remédio é administrado mensalmente em forma de injeção e não causa efeitos colaterais no útero e nem nos ossos.  

Fonte: DIÁRIO DE SÃO PAULO 


 
- Graduada em Fisioterapia – Universidade Estácio de Sá - Especialista em Drenagem Linfática Manual - Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional, e Cosmetologia. - Diretora do Instituto de Estética e Fisioterapia Aplicada - Formação em Estética Ortomolecular - Formação em Método Leduc – RJ - Formação em Método Vodder Argentina - Coordenadora em cursos de: Rejuvenescimento Facial; Decapagem Biológica; Peeling Facial, Corporais e Capilar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

People Who Like Thisx

Loading...