Apreensão de medicamentos para ganho de massa muscular

DIÁRIO DE SÃO PAULO

Vigilância Sanitária apreendeu  40 mil ampolas de anabolizantes.

Medicamento, trazido do Paraguai, foi encontrado em uma casa no Campo Belo Sp. Produto, que costuma ser utilizado em academias, pode fazer mal à saúde.

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado apreendeu , na Zona Sul de São Paulo, 40 mil ampolas contendo esteróides anabolizantes, muitos controlados e com venda proibida no país. O uso contínuo do produto, geralmente por atletas ou freqüentadores de academia que buscam um corpo musculoso, pode causar problemas de saúde irreversíveis, como, a impotência. As ampolas foram trazidas do Paraguai.

A apreensão aconteceu após uma denúncia anônima em Campo Belo.De acordo com Roberto Barbirato, diretor técnico do Setor de Medicamentos da Vigilância, essa foi a primeira grande apreensão do ano na cidade desses produtos. Foram encontradas ampolas com medicamentos à base de testosterona, vários tipos de nandrolona, stanazolol e até efedrina, substância com venda controlada no país e proibida na composição de suplementos vitamínicos.

Esteróides anabolizantes são drogas que substituem o hormônio masculino testosterona, produzido pelos testículos. Essas substâncias ajudam no crescimento dos músculos e das características sexuais masculinas como pêlos no rosto, barba e voz grossa. Os principais usuários, de acordo com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, são atletas e pessoas que buscam um corpo musculoso.

Em homens, o uso indiscriminado de anabolizantes pode acarretar redução na produção de esperma, impotência, calvície e crescimento das mamas. Em mulheres, os efeitos são crescimento excessivo de pêlos, voz grossa, queda de cabelo e diminuição dos seios.

Os técnicos da Vigilância também encontraram caixas do esteróide Primobolan, com inscrição do laboratório alemão Schering, e do princípio ativo que compõe o Lipostabil, medicamento usado para diminuir a gordura localizada com venda proibida no país. Segundo a assessoria de imprensa do laboratório, a Schering não fabrica esse tipo de substância. 

Droga causa alterações de comportamento

Em altas doses, os anabolizantes podem provocar sérias alterações no comportamento dos usuários. Agressividade e irritabilidade são os sintomas mais comuns. Mas quem utiliza com freqüência apresenta também sinais como: euforia, aumento de energia, mudança constante de humor, distração, esquecimento e confusão.

Segundo os médicos, na maioria das vezes, as pessoas que usam anabolizantes indiscriminadamente acabam tendo o trabalho e os estudos comprometidos por causa das mudanças de comportamento.

De acordo com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os esteróides não são considerados porta de entrada para o uso de drogas ilícitas. Mesmo assim, pessoas que costumam usá-los com muita freqüência, principalmente os viciados em academia extremamente preocupada com a estética, chegam a utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose médica recomendada e misturam dois ou mais anabolizantes. Por exemplo, podem tomar uma droga oral e usar outra injetável.

Nervosismo

Quem toma esse tipo de droga também pode ficar dependente. Muitas pessoas continuam usando os esteróides mesmo depois de ter problemas físicos ou episódios de nervosismo. Também costumam gastar muito dinheiro para obter a droga. Usuários dependentes podem apresentar de insônia até depressão quando param de utilizar anabolizantes.

Serviço Para fazer denúncias, procure a Ouvidoria do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, na Avenida São Luiz, 99, 8º andar, Centro, São Paulo ou mande email: ouvidoria@cvs.saude.sp.gov.br.

O fax da ouvidoria é (11) 258-9745. Outros dados sobre o uso de medicamentos podem ser obtidos no tel. 1520.

 

- Graduada em Fisioterapia – Universidade Estácio de Sá - Especialista em Drenagem Linfática Manual - Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional, e Cosmetologia. - Diretora do Instituto de Estética e Fisioterapia Aplicada - Formação em Estética Ortomolecular - Formação em Método Leduc – RJ - Formação em Método Vodder Argentina - Coordenadora em cursos de: Rejuvenescimento Facial; Decapagem Biológica; Peeling Facial, Corporais e Capilar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

People Who Like Thisx

Loading...