Questões que geram curiosidade e polêmica a respeito das dietas.

Questões que geram curiosidade e polêmica a respeito das dietas.

Como conciliar uma dieta saudável sem que se abra mão do Prazer de se alimentar? A alimentação é muito importante porque é um momento de interação social, e apossibilidade de convívio e bem-estar entre as familias. Logo deve-se considerar as necessidades afetivas de cada pessoa para que ele não perca o interesse em se alimentar. É importante que a mudança de hábitos alimentares deve se dar de uma forma gradativa e permanente, para que a pessoa incorpore este novo hábito em sua vida, sem proibições drásticas, levando pessoa a refletir sobre o que ele está comendo e que valores este alimento tem para a sua vida.

Como a mídia e a propaganda têm influenciado a alimentação da população? Deve-se ter cuidado ao analisar as informações veiculadas por intermédio destes meios. Normalmente há interesses econômicos em jogo e/ou estudos ainda iniciais e polêmicos. Não se deve aceitar como verdade inquestionável tudo o que é transmitido nos meios de comunicação.

É necessário tomar suplementos alimentares? Na maioria das vezes sim, quando nao se faz uma alimentação balanceada e equilibrada; porém algumas situações podem levar o indivíduo a perder nutrientes essenciais que devem ser suplementados.

“Beliscar” entre as refeições é prejudicial? Não, desde que sejam escolhidos alimentos saudáveis e de preferência não muito calóricos, pois levariam a um acúmulo de calorias em excesso e conseqüente aumento do peso corporal. Qual a diferença entre alimentos diet e light?  Diet é um alimento que não contém açúcar. Este é substituído por edulcorantes ou adoçantes artificiais, como ciclamato de sódio, sacarina, aspartame e outros. Pode conter gordura, logo também pode ser calórico. Light é um alimento com menor teor calórico ou energético, pois possui menor proporção de gordura e/ou açúcar. Vale a pena sempre comparar os rótulos destes alimentos com os ditos “normais”, pois a diferença pode não ser tão significativa e às vezes paga-se um preço maior por pouco ou nenhum benefício. É importante ler os rótulos dos alimentos industrializados? Tal ação deve sempre ser feita para verificar a sua composição, uso de aditivos químicos e prazo de validade. Além disto, é muito importante verificar a integridade das embalagens. O consumo de colesterol é dispensável ao organismo?Praticamente todo o colesterol que chega ao sangue é fabricado no fígado a partir do metabolismo de uma grande variedade de alimentos, principalmente os ricos em gorduras saturadas, sendo o suficiente para cobrir as necessidades diárias. Apenas uma pequena quantidade é absorvida diretamente dos alimentos ricos em colesterol como os ovos e mariscos. Logo, o consumo de colesterol dos alimentos é desnecessário, desde que se ingira uma quantidade adequada de gorduras. Porém, para evitar que se elevem os níveis de colesterol no sangue, é preciso também evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, principalmente a saturada. Pontos para reflexão e debate

– A importância da consciência alimentar

– Alimentação variada e balanceada

– A praticidade dos alimentos industrializados e as mudanças

-culturais dos hábitos alimentares.

–  escolhas saudáveis dos alimentos

- Graduada em Fisioterapia – Universidade Estácio de Sá - Especialista em Drenagem Linfática Manual - Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional, e Cosmetologia. - Diretora do Instituto de Estética e Fisioterapia Aplicada - Formação em Estética Ortomolecular - Formação em Método Leduc – RJ - Formação em Método Vodder Argentina - Coordenadora em cursos de: Rejuvenescimento Facial; Decapagem Biológica; Peeling Facial, Corporais e Capilar.

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